terça-feira, 1 de agosto de 2017

Detran Disponibiliza Curso de Reciclagem Preventiva


O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe disponibilizou a partir 1º de Agosto o Curso de Reciclagem Preventiva para motoristas habilitados nas categorias "C", "D" e "E" que exerçam atividade remunerada. O curso está previsto no § 5º do art. 261 do Código de Trânsito Brasileiro e pode ser realizado por condutores que possuam pontuação compreendida entre 14 e 19 pontos.
A medida tem por objetivo evitar a suspensão do direito de dirigir para condutores profissionais, já que atualmente o prazo de suspensão por acúmulo de pontos pode variar e 6 meses a 1 ano, o que seria extremamente danoso para esses profissionais que necessitam da Carteira Nacional de Habilitação para trabalharem.
O curso possui uma carga horária de 30 horas-aula e funciona nos mesmos moldes do curso de reciclagem ofertado para condutores já suspensos. Após a realização do curso é aplicada uma prova e sendo aprovado o condutor terá a pontuação eliminada para fins de contagem subsequente. 
Vale ressaltar que o acompanhamento dos pontos deve ocorrer por parte do condutor interessado, já que não haverá comunicação do Detran/Se nesse sentido. 
Na página do órgão existe a opção para o acompanhamento https://seguro.detran.se.gov.br/portal/?pg=cnh_con_pontuacao 

domingo, 16 de julho de 2017

Infrações que suspendem a CNH



Art. 244
Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor transportando criança menor de sete anos ou que não tenha, nas circunstâncias, condições de cuidar de sua própria segurança.


        Infração - gravíssima;

        Penalidade - multa e SUSPENSÃO DO DIREITO DE DIRIGIR;

        Medida administrativa - Recolhimento do documento de habilitação;

terça-feira, 30 de maio de 2017

#PorUmTransitoSeguroEuVouAmarelar



Mais um Maio Amarelo se inicia e novamente o tema Trânsito vem a tona, porém o que notamos é que parece que remamos contra a maré, as pessoas se habituaram aos números alarmantes de acidentes de trânsito e só "caem na real" quando algum dos seus entes acabam integrando as estatísticas.
O tema do Maio Amarelo 2017 é #MinhaEscolhaFazADiferença e procura chamar a atenção que as estatísticas são potencializadas quando optamos por uma conduta imprudente.
Na linha do Maio amarelo O Trânsito Educa lança a campanha #PorUmTrânsitoSeguroEuVouAmarelar.
A campanha tem o objetivo de atingir principalmente os jovens, que pela imaturidade cedem aos desafios de colegas e acabam por se envolverem em acidentes. É bastante recorrente o desafio "Vamos beber e ver quem dirige melhor, vai aceitar o desafio ou vai AMARELAR", a palavra amarelar nesse contexto significa, fugir, ficar com medo, porém O Trânsito Educa deseja conscientizar que se tratando de cometimento de infrações de trânsito, AMARELAR e não aceitar os desafios não configura medo mas sim responsabilidade e respeito a vida dos demais que utilizam a via.
Assim sendo nesse Maio Amarelo o melhor a fazer é AMARELAR.

terça-feira, 2 de maio de 2017

Detran realiza abertura do Maio Amarelo e anuncia que visitará escolas durante todo o mês

Detran faz abertura do Maio Amarelo e divulga programação do órgão. Entre os destaques da programação está a visita do presidente do DETRAN ao Colégio Estadual Vitória de Santa Maria, onde lançara a Feira de Boas Práticas no Trânsito. Além do lançamento da feira,o órgão promoverá a mini palestra "Conversando sobre o Trânsito" com presença confirmada de representante da Associação Brasileira de Psicologia.


Maio Amarelo a todo o vapor: DETRAN ilumina fachada de amarelo