quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Não foi acidente: Contos que não deveriam acontecer no trânsito

Essa é a capa do meu sonho, uma coletânea de contos voltados à educação para o trânsito, porém como no Brasil não se dá a devida importância a materiais de cunho educativo, nunca consegui publicá-lo por falta de patrocínio.
São contos formatados para amparar discussões em sala de aula e para encenação de grupos teatrais.




quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Estudantes imploram por revitalização das faixas de pedestres.


No mês passado maioria das escolas da rede particular de ensino voltaram às aulas. O reinicio do período letivo movimenta as ruas e tem impacto direto no trânsito da nossa capital, que fica mais lento e perigoso, pois temos um maior número de veículos e pedestres circulando.
Nas áreas escolares o trânsito de pedestres é intenso devido a circulação dos estudantes, nesse contexto a faixa de pedestres e campanhas educativas de respeito a mesma, desempenham um papel ímpar na segurança destes transeuntes, pois garantem a segurança dos que cruzam a via.
Entretanto o que notamos em nossa capital é a ausência das faixas ou o desaparecimento das mesmas pela ação do tempo e falta de manutenção. Em relação às campanhas educativas, a Coordenação de Educação para o Trânsito da SMTT , tem realizado um grande esforço para que as campanhas aconteçam, porém as mesmas (acredito que por falta de recursos financeiros) acabam sendo ações isoladas que têm impacto em pequena parcela da população.
Sentimos a necessidade da revitalização urgente das faixas situadas em frente a escolas, sejam particulares ou públicas, e a promoção de campanha educativa ampla, que tenha impacto sobre toda a população aracajuana. 
Lembramos com saudades da campanha educativa de valorização da faixa de pedestres promovida em 2001 pela SMTT, onde os vestígios do resultado são notados até hoje. 
    

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Candidata capota o carro durante prova do DETRAN/SE




Na tarde desta terça-feira, 31, por volta das 14h50, uma candidata à habilitação perdeu o controle da direção durante a realização da prova prática e capotou o veículo. O fato ocorreu na área interna do pátio de provas do Detran/SE, no bairro Jabotiana.

Essa não é a primeira vez que acontece um acidente envolvendo candidatos a CNH no DETRAN, já tivemos colisão contra a sala de examinadores e até mesmo contra um cash do Banese que ficava à frente do órgão.

Os constantes acidentes deixam claro o despreparo dos alunos dos Centros de Formação de Condutores, pois muitos dos envolvidos na formação dos futuros motoristas defendem que o papel do curso de formação não é ensinar a dirigir mais sim "ensinar a passar na prova".

Baseado na máxima do "aprender para passar" os condutores que são aprovados nos exames em sua grande maioria não estão preparados para o cotidiano do trânsito e após receberem a CNH acabam aprendendo "na raça", colocando em risco suas vidas e a dos demais.

Os Centros de Formação de Condutores precisam repensar seus cursos e colocá-los em consonância com o descrito nas resoluções do CONTRAN e o DETRAN precisar rever seus métodos de avaliação a fim de analisar se a formação recebida pelo candidato lhe conferiu a aptidão necessária a condução baseada nos princípios da responsabilidade e segurança no trânsito.

Perdendo o medo de dirigir


Boa tarde pessoal!

Em geral os cursos de formação de condutores não atentam para o que preconiza a resolução 168/CONTRAN, o resultado da não observância desse tão importante dispositivo é uma formação deficiente do condutor, que mesmo após a aprovação no exame de habilitação continua a se sentir inseguro para dirigir. 
Nesse contexto, a algum tempo, o advogado Saulo Álvares desenvolveu a metodologia TRANSITAR, que tem por objetivo corrigir de forma qualitativa os desvios no processo de formação do condutor.

Confiram: 

Trânsito caótico em frente às escolas de Aracaju

                 

Sempre que ocorre a volta às aulas o fluxo de pessoas e veículos ao longo de nossas vias tende a aumentar. A sobrecarga no trânsito e a imprudência potencializa a possibilidade de ocorrências de acidentes de trânsito.

A responsabilidade pela fluidez e segurança no trânsito é responsabilidade de todos, tanto do pedestre que não deve andar distraído como do condutor que deve respeitar à risca a legislação de trânsito.

Para garantir a fluidez e a segurança os agentes de trânsito devem estar presentes em frente às unidades de ensino que estejam localizadas em vias de grande circulação, porém o que notamos aqui em Aracaju é que a presença dos órgãos fiscalizadores se restringi a escolas centrais, enquanto as mais periféricas ficam vulneráveis à imprudência e a irresponsabilidade de condutores e pedestres.

O Trânsito Educa passou próximo a uma escola tradicional do bairro Siqueira Campos e notamos um completo travamento do fluxo devido às filas duplas, estacionamento em local indevido, etc.
O Trânsito Educa compreende que o efetivo da SMTT é pequeno, porém se faz necessário um rodízio entre as diversas escolas da nossa capital, a fim de evitar acidentes/incidentes de trânsito.


 Vale lembrar que problemas de trânsito não estão associados apenas à ocorrência de colisões e atropelamentos, mais também a agressões ligadas a brigas no trânsito, estas podendo ser evitadas pela sensatez dos condutores e com a mediação de nossos agentes de trânsito.

De olho na FARSA





Atenção, proprietários de veículos! Pelo segundo ano consecutivo, está circulando nas mídias sociais uma mensagem que informa que o Documento Único de Arrecadação - DUA - que está chegando às residências é falso por não possuir o código 047, referente ao banco Banese. Entretanto, o DETRAN/SE esclarece que a mensagem está equivocada. No caso de DUA, que é pago somente no Banese, não é necessário ter o código que corresponde ao banco.

Somente quando a pessoa imprime a ficha de compensação pela internet (no site do Detran), que pode ser paga em outros bancos, é que se torna necessário estar especificado o código 047 para que o pagamento seja direcionado ao Banese.
Em caso de dúvidas sobre o Documento Único de Arrecadação - DUA - que está sendo enviado para as residências, os proprietários de veículos podem acessar o site do Detran/SE (www.detran.se.gov.br) para conferir os dados do boleto na opção "SERVIÇOS DE VEÍCULOS" > "CONSULTAS DO DOCUMENTO DE ARRECADAÇÃO DE LICENCIAMENTO ENVIADO PARA AS RESIDÊNCIAS".
Se preferir, o usuário pode ainda acessar o site do Detran/SE ou o aplicativo Detran Digital e imprimir um novo DUA para pagamento no Banese ou uma ficha de compensação, para ser paga em outros bancos.