terça-feira, 27 de setembro de 2016

Semana Nacional de trânsito: Fim da comemoração, hora da ação




No dia 19 de dezembro de 1958 foi sancionado, pelo então Presidente da República, Juscelino Kubitschek o decreto 45.064 que instituía a Campanha Nacional Educativa de Trânsito. No texto do decreto o presidente justifica que a necessidade da campanha se dava pela primordialidade de uma ampla divulgação dos preceitos do código de trânsito relativos à segurança, visando à incolumidade de pedestres e veículos pelas vias públicas.
Após 58 anos ainda não conseguimos superar os obstáculos da conscientização, e a segurança no trânsito continua sendo o tema principal da Campanha Nacional Educativa de Trânsito, que a partir do CTB de 1997 passou a ser chamada de Semana Nacional de Trânsito comemorada no período de 18 a 25 de setembro. Este ano o tema abordado foi “Eu sou +1 por um trânsito + seguro”, onde foram discutidas questões relativas à responsabilidade de cada indivíduo no contexto da segurança viária.
O tema da campanha é bastante atual, sugestivo e de fundamental importância em um país onde o número de acidentes com vítimas cresce assustadoramente, porém o tema só é trabalhado de maneira mais incisiva no período da SNT, nas demais semanas do ano o que vemos são ações isoladas que pouco contribuem para a promoção da educação e segurança no trânsito.
Quando Juscelino idealizou a Campanha Nacional Educativa de Trânsito ele estabeleceu no artigo segundo da lei que “... aludida campanha terá caráter intensivo, estendendo-se a escolas e universidades”, ou seja, Kubitschek compreendia que a mudança de conduta no trânsito só seria efetiva se utilizássemos o aparato educacional para esse fim, ou seja, cinquenta e oito anos atrás já se apontava para o caminho a ser seguido para que tivéssemos resultados positivos na conscientização do cidadão no tocante ao trânsito, só que infelizmente esse caminho é seguido por poucos e o que vemos são atitudes pontuais dentro de poucas escolas, que no geral não alteram em nada a realidade.
Se faz necessária a transversalização do tema trânsito nas disciplinas escolares de todos os níveis de ensino e a criação de um calendário escolar de ações voltadas à “Educação para o Trânsito” onde os órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, em parceria com as secretarias de educação, desenvolvam eventos que ajudem o processo de internalização de condutas que garantam a promoção da segurança e cidadania.

Relembrando a célebre frase de Pitágoras: “Educai as crianças e não será preciso punir os homens”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário